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domingo, 24 de abril de 2011

A ESCOLA COMUNA - M M PISTRAK (org)

Sempre que postar vindo à frente  seguinte título:  A ESCOLA COMUNA , Mosey M Pistrak 1888 -  1937, entenda-se por ser da obra traduzida e comentada por Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich, 2009, 472p.

                           Parafraseando Luiz Carlos de Freitas digo “que ao me aventurar em escrever sobre esta obra, temos que respeitar o momento histórico em que os fatos se passaram, e não estamos aqui para defender cegamente, com adesão,  ou fazer criticas, com recusa. O que temos que levar em consideração que as questões a seguir passaram tempos, séculos e hoje se coloca diante de nós.”
                           O autor nos coloca em determinado trecho que “Não há ao nosso ver uma linha contínua de progresso e de desenvolvimento na história da educação na União Soviética “ (Freitas 2009,p 10), assim devemos considerar que em nossa realidade temos metodologias que entendidas erroneamente não devem ser desconsideradas, porém é lógico que devemos reorganizar nosso fazer, levando em consideração de como vamos organizar a partir de agora, tendo todos ciência deste objetivo, com metas claras, por meio de uma educação vinda da base. E ter plena compreensão de que os passos são lentos e que demanda de tempo, e que buscamos não o fim mas a excelência.
                            Após  revolução Russa  de outubro de 1917, inicia-se a guerra civil que terá duração de 4 anos. Fome e destruição em todo o país, os reacionários do magistério, liderada pelo sindicato dos professores da Rússia da época Tsarista esta em greve. Os revolucionários tomam para si  as medidas organizativas necessárias, pensando a  partir daí um novo sistema educacional, já que o que se tinha, escola tsarista verbalista não servia a nova Rússia.
                           Em 26 de outubro de 1917 é criado o comissariado Nacional da Educação, com a abreviatura de NarKomPros, tendo por tarefa a reconstrução dos sistema educacional russo, vindo a substituir o antigo Ministério da Educação da época Tsarista.
                            O Comissariado Nacional para a educação em 1918, anuncia  a criação das escolas Experimentais Demonstrativas, entre elas, as escolas comunas, que até 1925 voltaram se para a tarefa de  resolver questões práticas de elaborar a nova pedagogia e a escola do trabalho. Em 1937 foram fechadas e integradas ao sistema regular de ensino. N K Krupskaya , membro do comissariado, defendia que a nova escola socialista poderia constituir-se apenas com base na experiência coletiva do magistério e as Escolas Comunas., estas tinham como tarefa de provocar inovações a serem generalizadas para as escolas regulares.
                             

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