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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

MOVIMENTO DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

             
                                       
            Exercícios Físicos Aeróbicos estão associados a uma melhor cognição, foi o que mostrou um estudo realizado pela Universidade Gutemburgo (Suécia) com mais de 1 milhão de jovens, publicado na última edição da “Proceedings of the National Academy of Sciences”

                       2010 ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR



                    Com todas as garantias legais e conquistas históricas da Educação Física, é incontestável o estado de crise e alerta permanente em que a sociedade e os professores precisam conservar-se. Tal atitude é amparada na justificativa de que devemos assegurar o direito constitucional de crianças e jovens receberem aulas de qualidade nas escolas, e que, a este componente curricular, seja assegurado a permanência incondicional como elemento de grande significado para a formação dos alunos, visto que este tem uma direção educativa. CONFEF - REVISTA EF 31/2009



                    No corrente mês, fevereiro de 2010 ocorre a divulgação de medidas oficiais emanadas da Secretaria de Educação e Cultura de Alegrete– SEC, apresentando a Matriz Curricular a partir da necessidade de unificar os três documentos de Gestão PPP, RE e Planos de Estudos; na qual propõe a redução de três aulas semanais de Educação Física, para duas aulas no Ensino Fundamental Séries Finais e Médio, utilizando como justificativa, a adequação das 25 horas semanais da carga horária total, e assegurando assim a carga horária de outras disciplinas, mais uma vez trabalhando a educação a partir de disciplinas que tem excelência em nosso currículo. Não estamos dizendo que somos contra a essas áreas do conhecimento, porém temos a clareza que em todas as outras áreas podemos letrar o aluno as utilizando interdisciplinarmente, e que na complexidade deste mundo todas as áreas de conhecimento têm o mesmo valor.

                    Os professores de Educação Física organizados por meio desta reunião , iniciam uma frente que tem como objetivo a defesa e a valorização da Educação Física Escolar, defendendo assim o direito dos estudantes a este componente curricular.

No intuito de estabelecer diálogo e apresentar propostas junto ao Poder Público, propõe a intenção dos professores em garantir o direito constitucional do oferecimento às crianças e jovens de uma Educação Física de qualidade nas Escolas.

                     A Educação Física é componente curricular da Base Comum, inserida na Área de Linguagens e Códigos, amparada legalmente pela Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB 9394/96 no artigo 26 parágrafo 3º, em conformidade com a Lei 10793 de 01/12/03 e apresenta relevante importância por ser: “Instrumento de contribuição para todos os alunos, não existindo educação na escola sem Educação Física”. (Associação Européia de Educação Física – na Reunião do Comitê Diretor em Ghent 1997).

                    Contraditoriamente aos indicativos internacionais sobre a necessidade de implementação de Políticas Públicas voltadas a mudanças no Estilo de Vida da população mundial – de características sedentárias - com recomendações para que se utilize a Educação Física como veículo capaz de educar as pessoas para a aquisição de hábitos saudáveis. Pensando inversamente ao entendimento das autoridades de saúde, de que a escola pode e deve desenvolver nos alunos, atitudes que resultem em uma melhor qualidade social, o Mapa Curricular apresentado para o ano letivo de 2010 pela Secretaria da Educação do município propõe a redução de três aulas semanal para duas no Ensino Fundamental e Médio.

                    O Governo do município de Alegrete vem implementando uma série de medidas com a finalidade de melhorar os índices da Educação do município. Tais medidas demonstram o compromisso e o interesse do município na promoção de uma Educação qualitativamente melhor para o povo Alegretense. Ações dessa natureza nos fazem entender, ser equivocada a diminuição das aulas de Educação Física, visto que, pelo que passaremos a expor, este componente curricular é paradigmático para ações integrais de Educação.

                 A participação nas aulas de Educação Física é um direito, e o não oferecimento dessas práticas        comprometem a educação de crianças e jovens, sendo constatado as seguintes consequências:

1. As crianças são quanto ao seu desenvolvimento, imaturas e, por isso, faz-se necessário estruturar experiências motoras significativas apropriadas para seus níveis de desenvolvimento particulares. Com a diminuição de uma carga horária por semana da Educação Física, esta possibilidade fica comprometida.

2. A aquisição progressiva de habilidades motoras apropriadas é fundamental para o desenvolvimento motor equilibrado de crianças e adolescentes. Essas experiências ocorrem através dos conteúdos próprios da Educação Física Escolar. A negligência a essas vivências traz danos irreparáveis observando-se o período da vida em que deveriam ser oferecidas.

3. Pela ausência de práticas pedagógicas adequadas via atividades motoras, ocorre comprometimento dos aspectos relacionados a educação.

4. A diminuição na participação nas aulas de Educação Física gera dificuldade de adaptação aos processos cognitivos como linguagem, memória, atenção, aprendizagem e percepção, por estarem diretamente relacionados ao movimento.

5. Inibição de aspectos percepto-cognitivos e sócio-afetivos por ter a Educação Física escolar fatores que extrapolam as situações físicos motoras;

6. Desenvolvimento de atitudes sedentárias que levam às crianças e jovens a aquisição de hábitos danosos a saúde que contribuem para o aparecimento de doenças como: diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e emocionais.

7. Obesidade na infância e adolescência. Este é o grupo de pessoas onde mais cresceu a obesidade no Brasil nas duas últimas décadas. O sedentarismo, a hereditariedade e os maus hábitos alimentares estão relacionados a este fenômeno.

Desse modo, considerando o documento elaborado pela Mesa de Ministros e Principais Funcionários responsáveis pela Educação Física e pelo Desporto na Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura em Paris (Janeiro de 2002), com a temática:

O Fortalecimento da Educação Física e do Desporto no Sistema Educativo, recomenda-se:

- Que a Educação Física não seja um fim em si, devendo ser praticada para servir como um meio de plena realização do aluno e um instrumento de educação e emancipação;

- Que a Educação Física seja mais eficaz e mais completa, para proporcionar a todas as crianças as competências, aptidões, valores, conhecimentos e critérios que lhes permitirão participar por toda a vida da atividade física e do esporte;

- Que a Educação Física seja entendida como a disciplina escolar centrada no corpo, na atividade, no desenvolvimento humano e saúde;

- Que a Educação Física fomente a consciência do papel da atividade física na proteção da saúde;

- Que a Educação Física fomente o desenvolvimento social das crianças e adolescentes ao lhe preparar tanto para a competição, quanto para a cooperação e a colaboração.

- Numerosos estudos mostraram que, se aumenta o número de horas dedicado à atividade física nos programas escolares, e ainda quando se reduz assim, o número de horas dedicadas às disciplinas intelectuais, isso não acarreta de modo algum uma diminuição do nível, tratando-se de pontuação dos alunos ou de provas de rendimento escolar, ou que se observa, pelo contrário, uma melhora da pontuação de numerosos alunos e sua aquisição de conhecimentos intelectuais.

- Que a Educação Física proporcione às crianças e adolescentes, competências e conhecimentos que lhes permitam chegar a ser autônomos e aprender de modo independente.

- Que a Educação Física e o desporto forneçam a cada um a oportunidade de escolher, de construir seus valores e atitudes que favorecem esse aprendizado independente e a autodisciplina.

- Que a realização de atividades de Educação Física permita também fazer relação com outros elementos tão importantes como os direitos humanos, a igualdade entre os sexos e a educação para a paz.

- Que se observe o item 4 da Declaração de Punta Del Este, que aponta que a redução dos programas de Educação Física contribuiu para um espetacular aumento da delinqüência juvenil e da violência, bem como um incremento dos gastos médicos e sociais.

- Que se observe que segundo estudos realizados em escala internacional, por um dólar investido em atividades físicas, poupa-se 3.2 dólares por conta de gastos médicos.



               Após análise e reflexão do quadro exposto nesse documento, o MOVIMENTO DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR apresenta como sugestão, a seguinte proposta:

1.Que a SEC de Alegrete permaneça com no mínimo três aulas semanais na sua matriz curricular.Sendo esta posição unificada nas escolas municipais de Alegrete;

2. Que a Educação Física continue inserida no horário normal de aula, não sendo colocada em contra-turno, como forma de fortalecer a disciplina enquanto Componente Curricular da Base Comum.(exceto quando extremamente necessário);

3. Que a SEC de Alegrete tenha uma estratégia de possibilitar em longo prazo instalações( quadras coberta ), equipamentos e material didático pedagógico adequados para o desenvolvimento da disciplina.

4. Acrescer em 30% a carga horária total da disciplina de Educação Física da escola, para atividades esportivas no contra-turno e quando possível nos finais de semana, visando proporcionar aos alunos a vivência plena do Direito ao Lazer e Desporto conforme Constituição Federal e Estatuto da Criança e Adolescente;
Referência:
1.www. fcrs.edu.br/documentos/seduc_edf.pdf
2. 20906–20911  PNAS  December 8, 2009  vol. 106  no. 49 http://www.pnas.orgcgidoi%0210.1073%02pnas.0905307106/










Um comentário:

  1. Muito bom colega, sabe que estamos juntos nesta batalha, e em muitas outras que virão, pela valorização da nossa Educação Física.
    Grande abraço!
    Prof. Carlos Augusto

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